Qual o impacto de um downtime em sua empresa?

Tempo de leitura:

Mesmo que na sua empresa você conte com uma infraestrutura própria de TI, quando precisar expandir seus dados críticos e isso demandar atualização de software ou reposição de hardware, aumento de espaço físico e geradores de energia, você precisará fazer novos investimentos. Afinal, para que seu negócio realmente acompanhe o mercado e as inovações constantes, você sabe que precisará de mais espaço e mais tecnologia.

O gerenciamento interno dos recursos de TI têm evidenciado a importância da expansão e da aquisição de equipamentos mais robustos e especializados. O que não significa que sua empresa necessite sair do prédio atual ou de um aumento intenso em investimentos em equipamentos de infraestrutura física para o negócio.

Você pode se preparar para ter sua área de infraestrutura de tecnologia em um Data Center. Neste post vamos esclarecer os principais pontos e benefícios deste modelo. Veja!


Como funciona a modalidade de Colocation

Quando você precisa evoluir sua infraestrutura e não tem mais espaço para comportar todos seus ativos, você pode optar pela modalidade de Colocation.
Nesta modalidade, você aluga toda infraestrutura de Data Center necessária para suas operações e instalação de seus equipamentos de TI, sem altos investimentos e sem preocupação com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento.

Cada empresa tem seu próprio espaço sem que nenhuma das máquinas de processamento e armazenamento seja compartilhada.

Ou seja, continua sendo o seu espaço! Mas dessa vez, maior e mais bem preparado!

A capacidade de expansão quando sua empresa optar por ter sua infraestrutura de TI em colocation não será mais um problema difícil de resolver.

Em um ambiente de Colocation, os data centers são projetos para:

  • Manter o fornecimento de energia elétrica e refrigeração 100% do tempo;
  • suportar toda a TI mesmo que a concessionária falhe com o fornecimento;
  • Segurança: Somente Pessoas autorizadas acessam o seu espaço de TI
  • Conectividade: Mesmo que uma operadora falhe, existem outras opções redundantes.


Para organizações que são muito ligadas a Transformação Digital como mercado financeiro e telecom, há grande necessidade quanto à conectividade. O grande número de transações online geradas pelos clientes exige agilidade da rede de armazenamento.

Como os clientes dessas empresas exigem garantia de que suas informações confidenciais estejam protegidas de fraudes ou vazamentos, são exigidos altos padrões de segurança. Ambientes em Colocation contemplam sistema de controle de acesso, com vários níveis de segurança, equipamentos de leitura biométrica, leitores de proximidade, fechaduras magnéticas e sistema de notificações sonoras.

Entendeu a importância de expandir sua infraestrutura com consistência?

Veja os ganhos que você pode obter levando sua infraestrutura para um Data Center e como mitigar os riscos de manter o gerenciamento interno dentro da sua empresa!

Gerenciamento interno é mais vulnerável a downtime

A equipe interna de TI deve garantir a disponibilidade e bom funcionamento das operações comerciais e gerenciais que rodam na infraestrutura de TI, centralizadas nos hardwares e softwares corporativos.

Para empresas de menor porte, que estão no início de sua trajetória, os ricos de downtime e de outras vulnerabilidades é maior. Há menos funcionários voltados à TI e a infraestrutura tecnológica também é limitada.

O chamado downtime, ou inatividade, representa o tempo que seu equipamento de TI fica fora do ar, comprometendo a disponibilidade dos sistemas.

No entanto, gerenciar internamente a infraestrutura, segurança e nível de serviço e garantir 100% disponibilidade é praticamente impossível.

Servidores, aplicações, sites e outros sistemas de missão crítica ficam fora do ar devido à falta de infraestrutura gerada por uma série de possíveis deficiências. Ou seja, existem momentos em que a empresa simplesmente não é capaz de oferecer uma infraestrutura de TI adequada.

É por isso que você corre risco de sofrer com o downtime!

Por exemplo: a demanda de acessos ao site aumenta e não há como garantir escalabilidade, pois os servidores em que estão armazenadas as informações e aplicações estão no máximo de sua capacidade. Essa é uma das formas que o downtime pode assumir quando o sintoma é a falta de infraestrutura própria.

Mas existem formas de reduzir o risco.

O fornecimento ininterrupto e manutenção da infraestrutura, energia, refrigeração, conectividade e segurança é uma grande responsabilidade.

Agora que você já sabe dos riscos do gerenciamento interno, conheça os principais benefícios do colocation.

Data center com foco em colocation oferecem garantias

Além da vantagem de uma experiência aprimorada e baixos custos em relação a manter uma estrutura complexa sempre atualizada e segura, Data Center com foco em colocation, oferece espaço para que as organizações possam alugar e armazenar seus dados, sem a necessidade de altos investimentos em infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento.

Algumas garantias e benefícios do colocation são:

  • Oferecimento de uma rede de alta performance;
  • Priorização da eficiência energética;
  • Oferecimento de refrigeração adequada e ininterrupta;
  • Excelente índice de disponibilidade;
  • Possibilidade de escala;
  • Mais segurança no armazenamento e no fluxo de dados;
  • Mais flexibilidade para crescer.

Contar com uma empresa especialista em colocation ajuda o seu negócio a crescer. O momento de trocar o gerenciamento interno pelos benefícios de novos modos de operação está chegando para você? Então não deixe de continuar se informando sobre o assunto e sobre parceiros de negócio nessa área!

New call-to-action

Comentários

Assine a newsletter