Por que a ODATA é a melhor escolha em colocation da América Latina?

Tempo de leitura:

Questões relacionadas à infraestrutura e aplicação de recursos em distribuição de energia elétrica, segurança e conectividade no Brasil são críticas para os negócios em geral. Interrupções no fornecimento de energia, por exemplo, não são raras, assim como notícias sobre “apagões” noticiados no país, seja por falta de geração de energia ou de falhas em sua transmissão.

Cenários como esses e a necessidade cada vez mais forte de operações que funcionem 24 horas por dia, 7 dias por semana, fazem com que empresas e fornecedores de data center busquem evoluções tecnológicas constantes.

Seja em infra, software ou segurança, os data centers precisam ser muito bem construídos e desenvolvidos para suportar a alta conectividade e a troca de dados que a transformação digital está exigindo.

Por que escolher a ODATA?

No Brasil existem poucos data centers preparados para resolver de maneira efetiva questões relativas a conectividade, necessidades energéticas, de resfriamento, alta disponibilidade e infraestrutura impecável. O data center da ODATA, no entanto, é bem diferente.

O data center DC SP01, inaugurado em maio de 2017, localizado em Santana de Parnaíba (SP) foi construído e desenvolvido com o que há de mais moderno no segmento, ocupando um terreno de 23 mil metros quadrados e tem 14.200 m² de área construída e piso elevado de 5.600 m². Tudo isso é complementado com outros sistemas e muita tecnologia que garantem o excelente desempenho de toda a operação. Confira alguns deles:

  1. Equipamentos avançados para garantia de fornecimento de energia, com nobreaks de grande porte (UPS) e geradores a diesel para alimentar cargas eletrônicas em caso de falta prolongada de abastecimento.

  2. Sistema de climatização baseado em grandes chillers que produzem água gelada para arrefecer ou resfriar o ar, produtos ou equipamentos. Os tanques de termoacumulação também são uma redundância que mantêm um pulmão de água gelada.

  3. Sistemas avançados de detecção de incêndio, que captam anomalias com até um mês de antecedência. O sistema é muito sofisticado, a ponto de identificar as partículas da capa de um fio que superaqueceu.

  4. Controle de acesso avançado de dupla ou tripla autenticação, incluindo biometria e cartão magnético. Os clientes têm acesso ao data center ininterruptamente e a operação 24 x 7 é integrada ao centro de monitoramento de segurança e conta com mais de 140 câmeras de segurança de alta definição com detecção automática de movimento.

  5. Os espaços da ODATA contém racks que funcionam como prateleiras ou estantes para instalação dos servidores.

    a. A ODATA oferece ainda espaços e salas dedicadas, com a possibilidade de acesso individual e isolado, chamados de wholesale.

    b. Para operações maiores ou necessidades ainda mais específicas, a ODATA constrói e opera data centers dedicados, com seu know-how e capital próprio na concepção, projeto, construção e na operação. Este serviço é chamado de built to suit.

  6. Toda operação e suporte é feita por uma equipe de engenheiros e técnicos, especializados e certificados, para uma abordagem proativa, rápida e eficiente. O time está disponível 24 x 7 x 365, e ao menor sinal de alerta, sua equipe é avisada para garantir a disponibilidade dos sistemas.

  7. As certificações são sinônimo de garantia de qualidade e poucos fornecedores de data centers colocation possuem as mais avançadas. A ODATA possui várias delas:

       - Tier III do Uptime Institute, que  mede o nível da infraestrutura da operação do data center.

       - LEED Gold, que mede o nível de sustentabilidade do empreendimento.

       - ISO 9001 que rege a forma como uma empresa utiliza um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para padronizar a forma de prestar determinado serviço ou fazer um produto.

       - ISO/ IEC 20000-1, uma norma reconhecida internacionalmente para boas práticas na gestão de serviços de TI (Tecnologia da Informação), compatível com o ITIL.

       - ISO/ IEC 27001 norma que provê um padrão para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

       - ISAE 3402 é um relatório de conformidade que atesta a existência no controle do data center, no gerenciamento de acessos físicos e lógicos, gestão dos sistemas de infraestrutura e facilities, gestão de disponibilidade de redes e seus contratos, gestão de pessoas e acesso às informações

  8. Parcerias estratégicas também são fundamentais para garantir o mais alto nível de qualidade no data center. A ODATA conta com parceiros que agregam valor ao negócio e permitem à empresa oferecer o mais moderno e seguro sistema de data centers da América Latina. Além de investidores para garantir sua solidez financeira.

    Essas são 8 razões pelas quais a ODATA é uma excelente opção de modelo colocation de data center.

    Existem formas de reduzir os riscos e a ODATA tem, de acordo com sua certificação Tier III, o indicador de 99,982%, que representa em torno de 1,5 horas de downtime em um ano.

    Mas vamos destacar mais uma, relacionada a downtime, o tempo que seu servidor fica fora do ar, comprometendo a disponibilidade dos sistemas. Quanto menor o downtime de um data center, maior o uso dos serviços e a satisfação de quem os utiliza. Conseguir 100% de disponibilidade é algo praticamente impossível por diversos fatores, que incluem a infraestrutura, segurança e nível de serviço, entre outros.

    O destaque aqui no entanto é que, desde a inauguração do nosso DC, mantemos a disponibilidade de 100% com data centers na modalidade colocation.

Reconhecimento

O Data Economy divulgou o "Americas 50", com os 50 profissionais que lideram os segmentos de data centers, cloud e edge computing no mundo.

Ricardo Alário Arantes, CEO da ODATA, foi destacado como uma das personalidades do meio, um reconhecimento a tudo que ele vem construindo ao longo de sua carreira e reafirmando sua contribuição para o mercado.

Gary Woitaszek, CEO da CyrusOne, também foi destaque na publicação. A empresa americana é parceira estratégica da ODATA para atendimento de clientes internacionais na América Latina.

Essas informações demonstram porque colocation na ODATA pode ser uma ótima opção para sua empresa. Mas sabe o que consideramos como a melhor forma de avaliar um data center colocation?

Uma visita. Isso mesmo, venha nos fazer uma visita e veja bem de perto tudo isso que descrevemos para você. Entre em contato conosco!

Comentários

Assine a newsletter